quinta-feira, 29 de julho de 2010

Duas leis da vida

Minha madrinha um dia me disse: "Não adianta se preocupar com aquilo que você não possui controle".
Eu já escrevi isso aqui em algum lugar, mas não importa, pois a circunstância é outra. E como é a mais pura verdade, vale a pena repetir.
Nunca vi uma frase tão mais verdadeira quanto essa.. às vezes, às vezes não, muitas vezes, a gente fica tentando resolver, buscar soluções ou algo até pior, ficar dando asas à imaginação e alimentando possibilidades. Alimentando possibilidades. Tem coisa pior do que flashes na sua cabeça como: "E se eu tivesse feito.." ou "Se ele foi, é porque quis, mas se ele quis, ele mentiu"? Não. Então, existem fatos que nunca vamos compartilhar e verdades que nunca vamos encontrar. Se pusermos isso na cabeça a vida seria melhor... se preocupar com aquilo que você tem certeza que não está ao alcance da sua nobre sabedoria? Esqueça. Pense naquilo em que você possui controle.

Outra frase que eu digo que é a "lei da vida" (ou pelo menos a minha lei da vida) é: "Cada escolha, uma renúncia".
A vida é cheia de escolhas. Nós sempre estamos escolhendo esquinas e preferindo caminhos, mesmo sem percebermos... é inevitável. Numa escolha consciente é preciso ter em mente de que algo vai embora e talvez você nunca mais possa ter acesso aquilo, ou àquela pessoa.
Não dá pra ficar com os dois, é preciso escolher.. e temos que ser sábios nessa hora, não em relação ao fato de fazer a escolha certa, mas sim de ter essa frase na nossa cabeça. De estar ciente de que está abrindo mão de algo para ter aquilo que deseja naquele instante.

Se pensar assim, a vida será mais leve. Experimente.

Um comentário:

  1. pra se ter leveza é preciso coragem e isso decididamente não é pra qualquer um(a)...parabéns, mt bem escrito!!bjs da mamy

    ResponderExcluir